segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fisgando peixe cachorro

Conforme prometi na postagem anterior, segue o vídeo do peixe cachorro que fisguei.

Fisgando peixe cachorro.

O mesmo mediu pouco mais de 70cm, pesou 3,5kg e foi capturado com um pequeno bagre de isca. Apesar de não ser um peixe muito visado comercialmente, o peixe cachorro é muito esportivo. Este peixe briga bastante e proporciona lindos saltos como o dourado, além de ter ótima aceitação para iscas artificiais. Pena que no vídeo só capturamos o finalzinho da briga, quando o peixe já estava bem cansado. Como se pode ver, estamos começando agora e por isso temos pouco material e pouca estrutura. A cada pescaria tentaremos melhorar nossas técnicas de pesca e filmagem para conseguirmos registrar os momentos de emoção com maior qualidade.

Conheça mais sobre o peixe cachorro, ou cachorra como alguns preferem:

peixe cachorro

Nome popular:
Cachorra, Peixe-cachorro, Pirandirá, Paraya.

Nome científico:
Hydrolycus

Família:
Cynodontidae

Distribuição geográfica:
Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins. Existem quatro espécies de Hydrolycus descritas:

- H. scomberoides ocorre no rio Amazonas e tributários acima da boca do rio Tapajós;

- H. wallacei ocorre no rio Negro e na parte superior da bacia do rio Orenoco;

- H. armatus e H. tatauaia ocorrem na bacia amazônica, bacias dos rios Tocantins e Capim, rio Essequibo (Guiana) e bacia do rio Orenoco.

Ecologia:
Peixe de meia água, ocorre em canais e praias de rios, lagos e na mata inundada. Espécie piscívora que ataca presas relativamente grandes, às vezes atingindo cerca de 40-50% do comprimento total do predador. Atinge a primeira maturação com cerca de 27cm de comprimento e a reprodução ocorre de novembro a abril. Realiza migração reprodutiva a grandes distâncias rio acima. Não é importante comercialmente.

Equipamentos recomendados:
O equipamento empregado é do tipo médio e médio/pesado; linhas de 14, 17, 20 e 25 lb.; e anzóis de n° 4/0 a 6/0. É recomendável o uso de empates (encastor) de aço de pelo menos 20cm, pois esse peixe possui dentes muito afiados.

Iscas:
Pode ser capturado com peixes inteiros ou em pedaços (lambaris, tuviras, curimbatás, pequenos bagres, sardinhas, etc.) e com iscas artificiais, como plugs de meia água, poppers e hélices.


Dicas:
Costuma saltar fora d'água quando é fisgado, mas tende a se cansar cocachorra_facao1m facilidade. O pescador deve ter cuidado ao soltar esse peixe, por causa dos dentes afiados. Não tem o hábito de procurar enroscos, o que facilita a captura.

0 comentários:

Postar um comentário