quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Receita fácil e rápida de peixe frito

costelinhas-de-pacu Esse post é em homenagem ao meu amigo Arcângelo, também conhecido como Batistão, que me ensinou esta receita. Serve para fritar qualquer tipo de peixe de água doce como botoado, pintado, cachara, pacu, pacu-peva, tchimburé, piavuçú, jurupoca, jurupensém, bagre, etc. Segue a receita a seguir:

Você vai precisar de postas de peixe ou filé já limpo, choio, arisco, óleo de cozinha, trigo e fubá.

Com os pedaços de peixe em mãos misture o choio a gosto, pode colocar bastante para que ele entre na carne. Logo depois misture arisco a seu gosto também, cuidado para não exagerar e deixar muito salgado. Deixe descansar por pelo menos 1 hora (o ideal é deixar de um dia para o outro para o tempero pegar bem).

Para encapar o peixe, em um recipiente separado, misture o trigo e o fubá em proporções iguais (a quantidade depende da quantia de peixe a ser frita, eu geralmente coloco 100g de trigo e 100g de fubá). Depois disso é só encapar o peixe já temperado com esta mistura. Existe um outro modo de encapar que fica muito bom também que é empanar o peixe com ovos mexidos e farinha de rosca, daí fica a sua escolha.

Para fritar utilize óleo de cozinha, atenha-se ao detalhe de que o óleo não deve cobrir o pedaço do peixe por completo para não deixar o mesmo encharcado. Frite até dourar bem e pronto.

Sirva com limão e uma coca-cola bem gelada que não tem erro!!!

0 comentários:

Postar um comentário