quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aventura de Caiaque - Argentinos fazem viagem de 4 mil quilômetros pelas belezas do rio Paraguai

MATCID0106ARGQuatro argentinos iniciaram uma viagem de 4 mil quilômetros a bordo de um caiaque pelo Rio Paraguai e que vai durar quatro meses. A expedição começou há cerca de 15 dias em Diamantino, Mato Grosso, na nascente do rio e será encerrada na cidade onde mora o grupo, Gualeguaychu, no Estado de Entre Rios, Argentina. O objetivo é o de produzir um documentário sobre conscientização ambiental.Juan Martin Rivas e Hermann Feldkamp trabalham em uma empresa de caiaque e ecoturismo, Lucas de Miguel é estudante de desenho industrial e trabalha em uma fábrica de caiaque e Ezequiel Vela é comerciante.

Enquanto a bagagem ficava guardada na Polícia Ambiental, os aventureiros aproveitaram a passagem por Barra do Bugres para conhecer a Aldeia Umutina e conversar com professores da Unemat (Universidade Estadual do Mato Grosso). A promessa é de voltar no próximo ano para mostrar o resultado da expedição.

Segundo Ezequiel, a impressão que eles levam de Barra do Bugres é de uma cidade e pessoas hospitaleiras. Ele também aproveitou para agradecer o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Polícia Ambiental enquanto permaneceram no município.

A viagem tem custo aproximado de R$ 30 mil, incluindo os equipamentos. O grupo começou a fazer expedições por água em 2005. No ano passado eles percorreram 2,6 mil quilômetros, que partiu da Bolívia até sua cidade, Gualeguaychu.

A viagem do grupo pode ser acompanhada pelo blog elaguamanda.blogspot.com. Veja uma parte do texto publicado no blog no dia 26 de maio: “estasmos en Barra do Bugres, aquí la presencia indígena se sinte muy mucho; cruzando el río homónimo se encuentra la reserva Umutina que alverga a nueve etnias y allí estuvimos para compartir nuestra experiencia y tomar de ellos el ejemplo de vivir en armonia con la naturaleza, fueron exelentes anfitriones. Ellos tienen como orgullo contar con la primer universidad intercultural del país donde asisten y se forman profecionalmente”.

Fonte:http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=371301

0 comentários:

Postar um comentário