terça-feira, 21 de junho de 2011

As fases da lua e a pesca…Qual a relação?

Fases-da-lua-2012A lua é o único satélite natural da terra e está a uma distância de 340.000 Km do nosso planeta. A força de sua gravidade tem influência direta nas marés, na pesca e na agricultura. A cada 29.5 dias a Lua completa sua órbita ao redor da terra. Neste período sua face visível reflete para nós os raios que recebe do Sol. Um brilho de intensidade variável que assume diferentes formas e que compreende o período entre uma e outra Lua, formando quatro fases distintas. As fases da Lua são:


lnsLua Nova: A seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores não estarão em boas condições para serem colhidos. É um período adequado para semear plantas medicinais e cortar madeira. Propicia a interiorização, germinação, fecundação e o recolhimento. Nesse período devido a falta de luminosidade os peixes ficam no fundo, sendo considerado este um período neutro para pesca.

 


Lua crescenteLua Crescente: A seiva flui em direção as folhas, época boa portanto para transplantar e enxertar. A luminosidade da Lua começando a aumentar torna o período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo, como frutas, grãos, flores; propício também para colher legumes e frutas lunares: pepino, melão, melancia. Neste período a luminosidade ainda é pequena, fazendo com que poucos peixes subam a superfície, sendo este um período regular para pesca.


Lua-cheia-g-20100128Lua Cheia: A seiva tem maior penetração nas folhas e nos frutos, acumulando-se nos brotos. Desaconselha-se assim efetuar-se podas. É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão desta forma mais suculentos, para cultivar plantas de ciclo bienal, plantas com brilho, alcachofra e salsão. É o melhor período para a manutenção da terra. Nesta lua a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento em seu metabolismo, aumentando seu apetite, este é um ótimo período para pesca.


lua minguanteLua Minguante: A seiva flui em direção ao caule e as raízes. Bom período para semear todos os tipos de raízes: cebola, nabo e batata. Esta fase é boa para a colheita, adubar, podar, cortar madeira para móveis, colher grãos e semear, exterminar as pragas e também podar ervas e plantas. Neste período os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas aproveitando o que resta de luz, é um bom período para pesca.

Não se esqueçam de ver nosso outro post com mais dicas sobre a influência direta da lua especificamente para pescaria de água doce:

http://www.pescacomaventura.com.br/2011/02/influencia-da-lua-em-pescarias-de-agua.html

Um comentário:

  1. moro em Cáceres mt e segundo os profissionais da área pesqueira noites de luar são as principais noites ruins para se pescar principalmente a cheia por causa da grande luminosidade !

    ResponderExcluir