quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Trate bem os peixes e tenha consciência… A natureza agradece!

zenizir[5]Pescar hoje esta se tornando uma tarefa cada vez mais difícil. Os peixes estão sumindo devido a diversos fatores como poluição trazida pelo avanço das cidades e a pesca predatória. Me lembro de quando eu ainda era criança,  toda pescaria era uma fartura e não tinha dia ruim. Já nos dias atuais, dia bom de pesca é raro. Mas o que podemos fazer para amenizar isto?

Se cada pescador tivesse um pingo de consciência e apego pela natureza já seria um grande avanço, pois com a comodidade das estradas que levam a todos os lugares, hoje na beira dos rios o que se vê são milhares de pescadores nos barrancos e com eles muito desperdício e depredação. Diante dessa situação, resolvi enumerar algumas dicas para ajudar na preservação dos rios e peixes, para que todos os pescadores, experientes ou não, possam refletir e talvez passar a praticá-las. Seguem as dicas:

 

desmatamento1 - Não desmate a beira do rio: Desmatamentos causam o assoreamento dos rios que podem causar inúmeros impactos a natureza como a redução da profundidade, a mudança do curso do rio, a mudança no ciclo reprodutivo de algumas espécies, enchentes, dentre outros. Além disso derrubar árvores é crime e em minha opinião quanto mais mata na beira do rio melhor para pescar, pois os peixes vão procurar a sombra e até alimento embaixo destas árvores.

 

lixo2 - Junte todo o seu lixo: Já falei várias vezes e vou repetir, lugar de lixo é no lixo. Se cada um que for na beira do rio juntar todo seu lixo já será um grande avanço.

 

 

 

peixes3 - Não mate centenas de peixes: Esta realmente é muito importante. Toda vez que vou na beira do rio, vejo alguns pescadores de fim de semana que quando encontram um cardume não descansam até acabar com todo ele. São pessoas que levam centenas de peixes para casa, que as vezes nem cabem no freezer e alguns são até desperdiçados. NÃO FAÇA ISSO!!!! Ta bom para pescar e você quer levar um peixe para casa? Não precisa levar 100 peixes para casa, selecione os 3 ou 4 maiores e devolva o restante para o rio. Não existe necessidade de você lotar a porcaria do seu freezer de peixe, além de matar centenas de peixes desnecessariamente você ainda fica um tempo sem poder ir pescar denovo porque não tem espaço no freezer. Pense nisso!!!

 

3220346220_4b8cc508fb4 - Não gosta do espécime? Devolva ele  e não mate o coitado: Este é outro fator que me desagrada muito. Existem algumas espécies que não são do agrado da maioria dos pescadores como peixe cachorro, bagrinhos, piranhas, traíras e o abotoado. Até aí tudo bem, porém a maioria das pessoas mata estes peixes ao invés de devolvê-los ao rio. Porra!!! Por mais nojento ou desagradável que seja o peixe ele tem sua importância para o rio. As piranhas por exemplo, controlam a população de algumas espécies de peixes e servem de alimento para ariranhas, jacarés, ribeirinhos e muitas espécies de pássaros. Certa vez eu estava pescando peixes cachorros com iscas artificiais e um grupo de pescadores veio reclamar comigo quando eu devolvia os peixes ao rio, segundo eles esse peixe tinha que jogar no barranco porque não servia para nada…faça me o favor né? Isso é absurdo!! Portanto se você pescar algum peixe que você não gosta, simplesmente devolva ele para o rio e continue sua pescaria.

 

2009-05-04_foto_4t5 – Vai soltar o peixe? Solte com carinho: Muita gente até tenta devolver o peixe na água, mas fazem errado. Ja vi gente achando que tava praticando arremesso de peso com peixes, devolvendo peixe na água na base da bicuda, etc. Trate o peixe bem, os peixes são muito frágeis, se você devolver um peixe na base da bicuda para a água, ou jogar com muita força, ele dificilmente vai sobreviver e você só fez merda. Manuseie o peixe que vai ser devolvido a água com cuidado, retire o anzol de forma a não machucá-lo muito, coloque-o na água com cuidado e só deixe ele ir embora quando sentir que ele se recuperou, pois se ele sair muito fraco para a água pode ser devorado por outros peixes.

 

309575_20110822506 - Denuncie: Viu alguém praticando pesca predatória? Desmatando beira de rio irregularmente? Despejando lixo no rio? DENUNCIE!!! Entre em contato com o SEMA de seu estado e relate. Isso é muito importante. Devemos acabar com este tipo de gente que só acaba com a nossa natureza.

 

 

Bom galera por enquanto é isso, essas foram as dicas que me vieram na cabeça neste momento, mas se alguém tiver mais dicas coloque nos comentários que eu vou adicionando, e se eu lembrar de mais alguma coisa vou atualizando o post também. E lembrem-se:

PRESERVE A NATUREZA!!!!

Um comentário:

  1. LEGAL CALORE... Pesacores conciêntes devem lesr este Post.

    Estarei divulgado...

    ResponderExcluir