sábado, 19 de fevereiro de 2011

A influência da lua em pescarias de água doce. Muito fácil!!!

images

  Todo pescador sonha com um grande dia de pesca. Mas será que  é possível planejar esse dia com antecedência para apreciar uma boa pescaria, pegar mais que o normal, e voltar para casa se sentindo 100% feliz?  Procurei em diversos sites de pescas e pesquisei sobre as fases da lua. Existem muitas teorias, cada uma baseada nas experiências pessoais dos pescadores. Uma em particular me agradou bastante e vou compartilhar com vocês, foi do pescador amador americano David Rose sobre pescarias em água doce:

Se baseando em minhas pesquisas pessoais em torno dos meus melhores dias de pesca, acredito que sim a lua influencia nas pescarias. Quando comecei a pescar, o melhor dia era o que se encaixasse em meu horário. Tentei iscas, anzóis, chumbadas, novas técnicas e outros gastando uma pequena fortuna em minha jornada para descobrir como melhorar minhas pescarias. Foi quando ouvi sobre a "Teoria Lunar" ou "Pescaria pela fase da lua" como a maioria fala, não acreditei muito no começo mas resolvi tentar. O que eu ouvi me pareceu extremamente complicado. Todos os fatores precisavam ser minuciosamente checados e o predador procurado precisaria estar na flor d’água na hora certa para tornar a pescaria um sucesso. Será que eu teria força de vontade para levar meu hobby tão a sério? Digamos que a curiosidade me convenceu…
Para me ajudar a determinar se existia alguma verdade no efeito da lua sobre os melhores dias de pesca, realizei um diário de todas as pescas que fui durante um período de 18 meses. Documentei cuidadosamente todas as informações relacionadas às fases da lua, condições do tempo e resultados das pescarias. O que descobri me convenceu que pescar de acordo com a fase da lua realmente funciona. Mas, eu também descobri que essa teoria não é nem um pouco complicada como muitos nos dizem.

Como funciona a teoria de pescar de acordo com as fases da lua?

Todo pescador sabe que os melhores horários para se pescar são quando os peixes estão se alimentando. A tendência disso acontecer é durante o amanhecer e durante o anoitecer, mas existem dois períodos que passam despercebidos por muitos com frequência, o "nascer da lua" e "Pôr da lua". Porque a lua tem efeito sobre uma variedade de fatores que envolvem os peixes, incluindo o tipo de alimento que eles caçam. Esses períodos juntamente com as fases da lua são o que determina a alimentação dos peixes. Entendendo isso e escolhendo horários em que o amanhecer/anoitecer e o nascer/por da lua coincidam com as fases de lua nova ou lua cheia (100%) você irá aumentar muito a chance de uma boa pescaria. É claro, assumindo que existam peixes na área.

Escolhendo os melhores horários para pescar

Não existe nada de complicado nisto, é só uma questão de escolher horários em que a lua e o sol irão nascer ou se pôr. Os peixes são mais ativos durante 90 minutos em torno de cada um desses eventos, ou seja, são 45 minutos antes e 45 minutos depois desses quatro pontos do dia. Pescando durante esses 4 períodos irá lhe ajudar a realizar grandes pescarias, mas você deve planejar com cuidado para garantir que estará na beira do rio durante estes 4 períodos em dias de lua nova ou lua cheia. Você poderá aproveitar essas brechas para jogar sua linhada na água e pescar como você nunca pescou antes. Se você tiver que escolher entre nascer do sol/Pôr do sol e nascer/pôr da lua, sempre escolha a lua, pois a lua exerce uma maior influência sobre o comportamento dos peixes.
A maioria dos pescadores sempre soube que os peixes são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, porém as atividades dos peixes durante o nascer e o pôr da lua passam despercebidos porque estes eventos geralmente não são perceptíveis na luz. O nascer e o pôr da lua são praticamente invisíveis e geralmente são escondidos por nuvens. Sem conhecimento sobre os horários corretos em que a lua nasce e se põe, dois dos melhores períodos de pesca do dia serão perdidos todos os dias.

Outras consideraçõeslua

Quando planejar sua pescaria de acordo com a fase da lua, existem outros fatores que também devem ser considerados:

Tempo - Mudanças severas no tempo têm impacto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar. Se quando isso acontecer você estiver no local de pesca, você estará em um bom momento. No entando, se uma frente fria se aproximar, os peixes provavelmente irão para o fundo e se tornarão inativos.

Estações do tempo - A maioria dos peixes se comporta mais ferozmente e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estacões, na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.

Agora que você sabe que realmente funciona pescar de acordo com as fases da lua, não existe razão para você não utilizar este conhecimento e ter sucesso em suas próximas pescarias, pegue seu molinete e fique de prontidão durante os melhores períodos de pesca. É muito fácil e funciona! Mande-nos seus resultados!!!

 

Gostou da dica? Comente!!!

Fonte: Material traduzido e customizado por Felipe Callori retirado de http://www.moonconnection.com/moon_phase_fishing.phtml 

28 comentários:

  1. Caro Felipe
    Por alguma razão fui parar ao seu site e apreciei muito os 2 post que tem sobre "a influência da lua na pesca de água doce". Textos muito bem elaborados, fotos extraordinárias. Parabéns. Penso que a influência da lua no mar será idêntica á das águas interiores. Eu e o meu filho já tirámos algumas experiências, estamos a aperfeiçoar a "matéria". Ainda apreciei também a sua opção pela "pesca-aventura". Verifico que o Brasil tem águas interiores fantásticas para a pesca, para além dessa cascata de água do Guimarães, cujas imagens são também fantásticas.
    Eu, o que pratico mais é pesca de mar, apeada, em competição, mas também tenho procurado grandes exemplares nas nossas ilhas dos Açores, nomeadamente, Anchovas, Meros, Lírios, Encharéus e Atunideos, no entanto a procura ainda existe, porque ainda não me calhou o que procuro. No Brasil há exemplares de maior porte.
    Desejo continuação de bom desfrute da pesca e da aventura, que eu tentarei o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A.Silva muito obrigado pelos elogios, e desculpe pela demora a responder, eu acabei ficando muito tempo longe do blog. Adoraria receber fotos das suas pescarias e das suas experiências. Realmente a pesca-aventura é maravilhosa e estar em contato com a natureza é minha maior intenção.Abraço.

      Excluir
  2. ja fiz varias pescarias noturnas, com a Lua cheia a pesca é zero, nao sei se é por causa da claridade dela na agua, as trairas, espadas, bagres somem, e na lua que se diz ruim ja fiz muitas pescarias otimas com a imensa escuridao.
    pra mim oque manda na pesca é o clima e o volume da agua nos rios, se tiver muito cheio eles tem maior chance de procuras alimentos e nao atacam os anzois, depois das chuvas piorou, desce muitas comidas pra eles e ficam de barriga cheia e nao atacam tb, comecou a relampear outro fator que eles somem, pra mim meus melhores periodos de pesca sao o de lua nova, e a noite com certeza sem a lua, e dias sem chuvas com o rio baixo, se eu tivesse seguido o calendario de pesca estaria perdido.
    mes de maio ate setembro sao os piores meses pra pesca com a agua fria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo parabéns pelo relato, esse tipo de informação é sempre muito importante. Agora uma coisa que não falha é sempre pescar no final da tarde ou no comecinho do dia, quando esta começando a clarear, e são esses períodos que o texto trata. Logicamente que se pega peixe a qualquer hora, mas nesses horários a probabilidade de se pescar um bitelo é bem maior.Abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde , amigo quero saber o seguinte pesca em represado de usinas, lagos e pequenos rios, a lua tambem influencia ? abç

      Excluir
    3. Boa tarde , amigo quero saber o seguinte pesca em represado de usinas, lagos e pequenos rios, a lua tambem influencia ? abç

      Excluir
    4. Boa tarde, amigão acredito que sim, no texto cita que nos momentos de nascer e por da lua são horários propícios ao aumento de alimentação dos peixes, não sei se é influência direta dela mas e certo que nesses horários eles vão se alimentar, sendo de rio ou de lagos, da uma observada nesses horários da sua região que é sucesso certo,abraço.

      Excluir
  3. influencia sim mas NO MAR nos rios de agua doce NAO FUNCIONA, com certeza

    ResponderExcluir
  4. Cada pescador tem sua opinião sobre a relação entre a lua e os peixes, a verdade é que TEM RELAÇÃO SIM, independente de qual seja. No mar a relação é mais explícita com relação a lua e as marés, porém em água doce também existe. Cada pescador constrói sua opinião baseado em seus próprios testes, eu não encho a boca para falar que ninguém esta errado pois acredito que a relação lua x peixes possa mudar de região para região. Já vi relatos de pescadores dizendo que a lua cheia é ótima para pesca, mas também já vi pescadores de outra região dizer que ela não presta para pesca, então existem variações. Não acredito que ninguém esteja totalmente certo ou totalmente errado, mas afirmar que não funciona, isso sim é errado.

    ResponderExcluir
  5. a lua tem influencia sim na pescaria, concordo com o pesquisador. Parabéns pela pesquisa, acredito que muitos pescadores "amadores" tiraram dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Eu creio que a lua influencia na pesca, mas nao de todos os peixes, ja fiz testes e alguns peixes se pega mais com lua cheia e lua nova, ja para algumas especies isso nao faz diferença. E claro que os meses e as estacoes sao que realmente dita a qualidade da pescaria em meses quentes e com rio baixo ate sem isca o peixe pega o anzol, por ser mes de escasses, e nas epocas de cheia como se tem mto alimento e as aguas estao mais frias os peixes se alimentam menos e ficam mais no fundo inativos, por isso, que a tantas diferenças nos relatos dos pescadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Tiago, obrigado pela opinião, realmente varia muito a relação de espécie para espécie, e também de região para região, abraço.

      Excluir
  7. Moro em Roraima, acredite, o norte brasileiro com toda essa amazônia tem sido visitado por pescadores de todo o BRASIL E DO MUNDO, pra mim lua cheia no rio é presença certa de CANDIRU, já nos igarapés e buritizais... Guerreiro do céu, É UMA MARAVILHA, VC PEGA DE TUDO... PRA CAÇA NÃO PRESTA, mas, como estamos falando é de pesca... Percebo que sudeste e sul em geral adoram TRAÍRA, acredite pra cá ninguém quer... De uma coisa todos podem ter certeza: amanhecer e anoitecer em beira rio é TIRAR O DEDO DO OLHO NA CERTA!!! CONVIDO A TODOS A VIREM PARA RORAIMA E SE FADIGAREM DE TANTO PEGAR PEIXE, E NÃO SE TRATA DESSAS SARDINHAS QUE VEJO NA TELEVISÃO, SÃO VERDADEIROS BAGRES... ABRAÇOS ERIVALDO S. SANTANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu até vontade de pescar ai Erivaldo, menos em lua cheia porque eu quero é distância de candiru kkkkkkk. Abraço

      Excluir
    2. Prezada Simone Sampaio, estou em Curitiba PR e tenho interesse em pescar tucunarés aí em Roraima. Mande teu e-mail para contatos.

      Excluir
    3. sonho meu fazer um tour pelo Norte do Brasil... valeu

      Excluir
  8. MEU NOME É DARLAN CAVINATO-RS , MEU PAI ERA PEGADOR DE MÃO CHEIA TEMOS ATE UMA PEIXARIA EM NOSSO NOME , ELE SEMPRE COMENTOU SOBRE A LUA E NOS SAIAMOS, PRA PESCAR SE A LUA NÃO FOSSE BOA COMO ELE DIZIA, A NOVA É PRINCIPAL , E FINAL DA TARDE E AMANHECER TEM A MOVIMENTAÇÃO MAIOR PRA PEIXE QUE SE ALIMENTA DE OUTROS , A NOITE PRA PEIXES QUE SE ALIMENTAM DE FRUTAS E PASTOS. UM ALERTA PEGAR PEIXE MÉDIO É O IDEAL , PEQUENOS DEVEM CRESCER, E GRANDE ESTÃO REPRODUZINDO . DENUNCIE SE VER ALGUMA REGULARIDADE, ELES ESTÃO ACABANDO.

    ResponderExcluir
  9. ola boa tarde! eu tenho uma duvida, vc mencionou que é bom pescar em luas novas certo! existe alguma fase dela que seria melhor ou todas sao boas as quatro fases dela sao boas?

    ResponderExcluir
  10. quase todos os site que visitei falam que a pescaria em luas novas para rios sao neutras, que nao sao boas o que vc me diz a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito mais em mudanças climáticas do que fases da lua amigo, elas influenciam sem dúvida em pesca marítima e em rios próximos ao mar porque influenciam nas marés, já em rios o máximo que elas influenciam é devido a sua luminosidade e por na lua nova ter pouca luminosidade acredita-se que os peixes ficam menos ativos, mas nada comprovado, eu mesmo já peguei muito peixe em dia de lua nova e nada em dia de lua cheia, e vice-versa, pra mim o melhor a se fazer é escolher bem o horário e procurar ver se não vai fazer frio ou chuva, se bem que no meu caso, frio e chuva não me impedem de ir pescar não kkkkkkkkk abraço.

      Excluir
  11. Olá, meus parabéns pelo post, achei muito legal e de grande valia, essa postagem ajuda a resolver grandes dúvidas sobre condições ideais para pescaria. Sou novo na prática e quero ainda pescar por muitos rios, lagos e mar, desde pequeno gosto de pescar e tenho essa prática como Hobby.

    Quero uma idéia sua, sempre vi que havia grandes teorias que dizem que lua, estação ou condição climática influência no sucesso ou fracasso de uma pescaria, isso que é passado de gerações em gerações na minha família, mas eu já pesquisei para entender melhor, e ainda fiquei em dúvida. Queria sua opnião para uma pescaria, e qual seria a provável condição para uma pescaria em água doce, no Rio Javaé, sudoeste do Tocantins, nos dias 20 até dia 25 de Julho, pela sua vivência qual a previsão para uma pescaria nestes dias?
    Aguardo sua respota.

    Att. Hatus Silva

    ResponderExcluir
  12. tenho certeza, bom teu comentario. didier Rio Grande - RS

    ResponderExcluir
  13. me informe o seguinte a noite o peixe rei vem por causa da luz ou a luz traz mosquitos

    ResponderExcluir
  14. me informe o seguinte a noite o peixe rei vem por causa da luz ou a luz traz mosquitos

    ResponderExcluir
  15. OLÁ eu gostaria de saber como eu faço para ter mais sucesso nas minhas pescarias aqui nos rios da minha cidade que fica aqui em RIO VERDE GO por que eu já tentei pescar em vários rio e não tive resultado já tentei varias iscas estação da lua e nada.

    ResponderExcluir
  16. Bacana .
    Gostei muito das dicas.
    Vou por em prática, depois comentarei os resultados.

    ResponderExcluir