domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dourado, o rei dos rios!!

Todo mundo sonha em pescar um douradão, mas pegar este peixe é extramamente difícil devido ao seu porte e sua força. Durante anos tentei pegar um e já perdi muitas brigas, mas aos poucos depois de muitas derrotas consegui vencer um bichão de medida e gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas de como pegar um dourado. Vamos primeiro as características do peixe:

dourado Considerado o "rei dos rios", o dourado pertence a uma família que tem o corpo lateralmente deprimido e o maxilar inferior proeminente. O tempo médio de vida é de 15 anos e seu porte varia de acordo com seu habitat; são encontrados exemplares de 70 a 75 cm e peso de 6 a 7 kg na Bacia do Paraguai, no Pantanal. Na Bacia do Prata e Bacia do São Francisco, alguns raros exemplares podem atingir os 20 kg. A espécie apresenta o chamado dimorfismo sexual, com as fêmeas sendo sempre maiores que os machos, podendo atingir mais de um metro de comprimento. O dourado macho tem espinhos na nadadeira anal, que não aparecem na fêmea.
Conforme vai ficando adulto, sua coloração se torna amarelo-dourado, possuindo reflexos avermelhados com uma mancha na cauda e estrias escuras nas escamas; na parte inferior, a coloração clareia gradativamente, com cauda e barbatanas possuindo coloração avermelhada. Cada escama apresenta um pequeno filete negro no meio, formando riscas longitudinais dessa cor desde a cabeça até a cauda e do dorso até abaixo da linha lateral. (Parágrafo retirado de : http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/peixes-do-brasil/agua-doce.aspx?c=246).

Onde encontrar: Os dourados geralmente gostam de lugares com águas limpas e correntezas fortes, eu sem dúvidas procuraria um em grandes corredeiras onde tivesse abundancia de pequenos peixes como lambaris. Esse peixe geralmente é encontrado nas Bacias do Prata (S. maxillosus) e do São Francisco (S. brasiliensis).

Que iscas utilizar: O dourado é um peixe bastante esportivo e tem grande aceitação com iscas artificiais, dentre estas as que apresentam melhores resultados são plugs de meia água ou colheres. Dentre as iscas artificiais eu aconselho a utilizar iscas brancas, ou seja, peixes de cor prateada como lambaris, tauás, sardinhas, dentre outros. Tuviras e até pequenos bagres sem ferrão podem dar bons resultados também na falta de outras iscas.

Tamanho permitido: 65cm.

Como fisgar: O dourado é um peixe que briga muito, daí o seu sucesso. Quando o dourado levar a isca é interessante soltar a linha e deixar ele correr bastante, para depois dar uma fisgada bem forte, mas forte mesmo. A boca do dourado é muito espessa e é difícil furá-la com o anzol, por isso o pescador não pode nunca deixar a linha afrouxar pois o dourado pode escapar. É interessante também dar várias fisgadas para certificar que o peixe esta bem preso e não bobear quando o dourado pular. Geralmente você fica de boca aberta quando o dourado pula e é nessa hora que se perde o bicho. Quando o dourado pula, a linha dá uma afrouxada e se o peixe não estiver bem fisgado o anzol sai da boca dele, portanto quando o dourado pular puxe a linha rapidamente para mantê-la esticada, do contrário você perderá o bichano.

Utilizando estas dicas consegui fisgar o bichão que aparece no topo desta página que me rendeu uma ótima briga com direito a muitos saltos, veja as fotos:

<KENOX S630  / Samsung S630> <KENOX S630  / Samsung S630>

 

Mas como a vida nem sempre é de vitórias veja um amigo que filmei perdendo um douradão, pelo menos ficou registrado o salto do bichano e ele tem provas para contar que realmente perdeu um dourado rsrsrsrs, veja o vídeo:

Espero que com estas dicas agora vocês consigam fisgar um belo dourado, não se esqueçam de comentar aqui suas histórias e de me mandarem os resultados.

2 comentários:

  1. E ai felipe, tudo bem... criou outro blog??/

    ta muito bom este... tambem...

    nao esquece de visitar a nossa cessão "DIVULGUE"

    ResponderExcluir
  2. Opaaa criei sim agora esse é meu novo blog, pode deixar que ja estou lhes favoritando, abraço!!!

    ResponderExcluir