segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A piracema chegou, o que fazer??

piracemaÉ meus amigos chegou a piracema. É hora de dar descanso para nossos rios e deixar os peixes se reproduzirem. Essa pausa é extremamente necessária para que a vida nos rios se mantenha. Pescar nesse período é crime e um imenso desrespeito com a natureza. Nesse período somente as famílias ribeirinhas podem pescar para seu sustento e a cota diária é de 3kg ou um exemplar por pescador.
Mas e agora, o que eu faço nesses 4 meses de piracema?  Eu também me fiz essa pergunta várias vezes e por isso pensei nesse post para dar algumas idéias para vocês. Veja algumas opções:
1 - Vá em pesque e pagues
HPIM0281[7]Pesque e pagues são ótimas opções para quem não aguenta ficar sem pescar. Eles ficam próximos da cidade, oferecem ótima infra estrutura (o que possibilita levar a família junto) e têm grande variedade de espécies. Eu particularmente gosto muito dos pesque e pagues que permitem devolver o peixe ou pesque e solte, pois assim você pesca sem ter a obrigação de levar o peixe (desde que não tenha se machucado muito). E para garantir seu sucesso nas pescarias em pesque e pagues acesse:
2 - Pesque em lagoas
pescariagranjazaneti04dSe você não tá a fim de gastar dinheiro com pesque e pagues, sempre pode pescar em alguma lagoa. Pode ser na sua fazenda, no sítio de amigos, em beira de estrada, sei lá…algumas lagoas sempre guardam grandes surpresas como grandes traíras e tilápias que também proporcionam muita diversão.


3 - Pratique canoagem (duck, caiaque, bote, etc)
duckChapada (50.1)[7]Na piracema não podemos pescar nos rios, mas isso não significa que não possamos explorá-los de caiaque e aproveitar as belezas que a natureza nos proporciona. Andar de caiaque ou duck é muito divertido e com certeza é uma aventura inesquecível que vale a pena tentar. Para mais detalhes sobre esta prática acesse:
4 - Realize excursões e passeios 
S63017101Todo pescador de verdade é um amante incondicional da natureza. Neste caso nada melhor que entrar em contato com a mesma. Nesse período de piracema nada melhor do que aproveitar para fazer grandes excursões e conhecer as belezas naturais de perto. Vale, acampanhar, nadar, tomar banho de cachoeira, caminhar, andar de bicicleta, tirar foto…só não vale caçar, pescar e nem depredar. Para mais detalhes acesse:

5 - Limpe a beira do rio
lixo_rioToda vez que vou pescar, sempre volto para casa com sacos cheios de lixo que outras pessoas insistem em deixar na beira dos rios. Então porque não aproveitar esse período para dar uma ajudinha para a natureza e limpar essa sujeira junto com nossos amigos? Estamos devendo essa para a natureza, que mesmo depois de ser tão maltratada, não se cansa em nos oferecer suas maravilhas. E não precisa ser uma coisa chata, podemos por exemplo organizar grandes excursões, acampar e ir catando todo lixo encontrado no caminho. Não precisa encher um caminhão de lixo. Se toda pessoa que for na beira do rio juntar ao menos um saco de lixo já estaremos fazendo uma grande diferença e dando uma grande ajuda para a natureza…pense nisso!

6 – Em algumas bacias, a exemplo da bacia do Rio Paraná, é permitida a pesca de espécies não nativas
tucunaréEsta dica foi dada pelo amigo Anderson do www.vivapontal.com.br . Em algumas bacias é permitida a pesca de peixes não nativos no período de piracema. Um exemplo é o tucunaré que por não ser peixe nativo da bacia do Paraná pode ser pescado sem problemas nesse período. Para mais informações acesse:
Bem essas foram algumas dicas para ajudá-los a se divertir sem prejudicar o período de reprodução dos peixes. O mais importante de tudo isso é entender a importância desse período e respeitá-lo. Espero que vocês tenham gostado e se surgirem mais opções é só me avisar que eu adiciono aqui…abraço!!!

7 comentários:

  1. Boa, calore... adorei a dicas ...
    Perfeito...

    Inclui mais uma dica ai... Pescar no POntal do Paranapanema. la a pesca do tucunaré esta liberada...rsrsr
    www.vivapontal.com.br
    []s

    ResponderExcluir
  2. Pescar tucunare em Goiás na piracema pode ?

    ResponderExcluir
  3. Posso pescar embarcado em uma represa na fazenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo pode desde que a represa não tenha ligação com nenhum rio ou corrego da região, se for somente uma represa isolada pode pescar sem problemas, porém não recomendo transitar em rodovias com os peixes pois até explicar à polícia ambiental que o peixe foi pescado em represa vc ja tera uma bela dor de cabeça.

      Excluir